COLABORADORES DE CONTEÚDO

CONHEÇA OS PROFISSIONAIS QUE CONTRIBUEM NO PORTAL AQUECIMENTO INDUSTRIAL

Os Colaboradores de Conteúdo são profissionais que atuam diretamente na industria e na academia, compartilhando seus conhecimentos e vivências. Estes profissionais também contribuem participando dos debates no fórum.


Professor Adjunto dos Departamentos de Engenharia Mecânica e Metalúrgica da PUC Minas e do Departamento de Engenharia de Materiais da UFMG. Coordenador do curso de “Implementação da Análise de Custos e da Simulação de Processos de Fabricação” da PUC Minas. Agente Sul-Americano das empresas SORBIT Valji D.O.O. (cilindros de laminação) e JMatPro (simulação e previsão de propriedades de materiais).


Bacharel em História pela UNESP, também estudou Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa na Universidade Gama Filho. Atualmente, cursa a pós-graduação em Jornalismo Científico na UNICAMP, e responde pela redação do Portal Aquecimento Industrial.



Técnico em Eletromecânica pela ETE GV; Engenheiro Metalurgista pela FEI; MBA Gestão Empresarial pela FGV; Mestre em Processos Industriais pelo IPT; Especialização em Gestão e Liderança pela Universidade de Viena (Wirtschaftsuniversität Wien). Foi CEO da ASTT Tratamentos Térmicos (Aichelin GmbH) e responsável nas áreas de Tratamentos Térmicos e Engenharia de Processos na ZF do Brasil, Brasimet e Lindberg. Colunista da revista Industrial Heating. Atualmente é responsável pelo FacensTech, pelos núcleos Anthill, FabLab e professor na FACENS.


Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1981); Mestre em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da USP (1990); Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2001); Especialista em Laminação a Quente. Autor de mais de 200 trabalhos técnicos nas áreas de laminação a quente, desenvolvimento de produtos planos de aço, simulação matemática, tratamento térmico e aciaria.


Graduado e Mestre em Engenharia Metalúrgica, Doutor e Pós-Doutor em Engenharia de Materiais. Atualmente é Coordenador do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Metalúrgicos na Universidade de Mogi das Cruzes. É sócio-diretor da Heat Tech e da HTS Tecnologia em Revestimentos.



Engenheiro Químico com pós em Gerenciamento Ambiental na Indústria, ambos pela UFPR, com 25 anos de experiência na área térmica. Atualmente, é CEO da PERFIL Group, controladora da Perfil Térmico, TERMIA TECHNOLOGY e TERMICA Solutions.

Engenheiro mecânico, especialista em soldagem e fabricação mecânica, atua na área de soldagem há 20 anos. Professor do SENAI-SP e de Cursos de pós-graduação em Engenharia de Soldagem.

Doutor em Energia pela USP, Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Mauá, Eng. de Segurança pela UERJ e Eng. Mecânico pela PUC-RJ, com 40 anos de experiência em processos térmicos industriais.

Fernando Lummertz é Administrador, MBA em Marketing, Professor, Jornalista, Escritor e Consultor. Foi o criador das primeiras feiras de negócios e publicações no setor de aquecimento industrial. Foi executivo, dirigente e consultor de várias empresas do setor de aquecimento como Pyro, Combustol, Oertli|PFF entre outras.

Engenheiro mecânico pela USP, mestre e doutor em engenharia mecânica e pós-doutor pela UNICAMP. Trabalhou por mais de 30 anos como executivo em empresas de autopeças. Foi diretor técnico do SINDIFORJA por mais de 15 anos. Também foi professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP. Atualmente, é membro da ABQ – Academia Brasileira de Qualidade e professor em engenharia mecânica, graduação e pós-graduação, na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP-EESC), São Carlos (SP), Brasil. Atua na área de Manufatura, Conformação dos Metais, Lean Six Sigma, Qualidade.

Sócio da MTC Advogados, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), com
pós-graduação em Direito Privado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), cursos nas áreas de Introdução à Economia, Economia Aplicada ao Direito, Teoria Econômica do Litígio, Teoria Econômica dos Contratos, Direito
do Consumidor, Ética Empresarial e Gestão de Projetos, todos pela
Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de curso de Mergers & Acquisitions pela Georgetown/Lex Mercator.

Diretor da Associação e Atividades Estudantis da SAE BRASIL; Chairperson do Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e da Comissão de Materiais. Engenheiro Metalurgista e Doutor em Materiais pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - USP. Professor titular do curso de Engenharia de Materiais da Fundação Santo André, lecionando diversas disciplinas na área da Metalurgia. Colaborador e associado da SAE BRASIL com mais de 30 anos de experiência no setor automotivo nos campos de especificações de materiais, análise de falhas, P&D e inovações tecnológicas.

Engenheiro Metalúrgico e Mestre em Ciências em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia, RJ, Brasil; com Doutorado em Conformação Mecânica pela Rheinisch-Westfälisch Technische Hochschule Aachen, Alemanha. Possui MBA com menção honrosa do College of Business da Ohio University, Estados Unidos; MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV, SP, Brasil; Especialização em Mecânica Automobilística pela FEI, SP, Brasil; Especialização em Inovação Estratégica pela WOIS Innovation School, Coburg, Alemanha e Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela UNICAMP, SP, Brasil. Atuou 25 anos no setor de autopeças brasileiro ocupando posições de Diretor e Engenheiro-Chefe de Engenharia e de Pesquisa e Desenvolvimento. É o atual Diretor da Seção Regional Campinas da SAE Brasil, membro da Comissão de Transmissões da SAE Brasil e membro do Comitê Técnico do Congresso SAE Brasil. É Professor no Centro Universitário FEI para a área de Engenharia Mecânica. E-mail: masouza@fei.edu.br.

Engenheiro Metalurgista pela Escola Politécnica da USP; Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP; Pós-Graduado em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini da USP. Sócio Proprietário da PKTec Consultoria Ltda com atuação em projetos voltados às áreas de Metalurgia e Engenharia de Superfície.

Engenheiro Metalurgista pela Escola Politécnica da USP, responsável pelo desenvolvimento de tratamentos térmicos na Hitachi High-Tech, com mais de 25 anos de atuação no mercado de tratamentos térmicos, particularmente ferramentas e processos em fornos a vácuo.