Que venha um melhor 2018

Caro leitor, nos aproximamos de 2018 mais uma vez com a esperança de um melhor ano novo. É de praxe e, claro, necessário este otimismo, mas temos alguns fatos que o sustentam. Temos visto uma reação do mercado, ainda que tímida, mas que já nos dá motivos para vislumbrar dias melhores.

Os últimos dados divulgados pela Anfavea mostram que novembro foi o melhor mês da história em exportações: o número ficou acima em 28,8% sobre as 56,7 mil unidades de novembro de 2016 e em 18,7% ante as 61,6 mil de outubro deste ano. Com o desempenho no mês, o acumulado do ano atingiu 700,1 mil unidades, alta de 53,3% em relação as 457,4 mil do ano passado.

Outro dado motivador foi divulgado pelo IBGE, atestando que a indústria brasileira vem crescendo de forma gradual, ainda que tímida. Uma expansão de 0,2 por cento em outubro na comparação com o mês anterior, após avanço de 0,3 por cento em setembro. Sobre o mesmo mês de 2016, a alta foi de 5,3 por cento, melhor resultado desde abril de 2013 (+9,8 %).

Ainda sobre os fatos que me fazem crer num 2018 positivo. O Grupo Aprenda, empresa parceira da S+F Editora, realizou no final de novembro o V Seminário de Tecnologias do Forjamento, na Prensas Schuler, em Diadema, e contou com mais de 80 participantes debatendo sobre conhecimento, mercado e inovação, sinalizando que as empresas e profissionais estão se mexendo e buscando alternativas, de olho no que o próximo ano pode trazer. Temos uma matéria resumindo o evento nesta edição.

Para outras notícias do mercado e também para outros eventos, sugiro ficar atento ao Portal Aquecimento Industrial (www.aquecimentoindustrial.com.br). O Portal, que estreou há pouco mais de um mês compila as principais novidades do setor de aquecimento, com artigos, colunas, artigos, especialistas e muito mais com materiais exclusivos para assinantes. A própria IH agora está hospedada no Portal, visto seu maior alcance. Seja um assinante e fique por dentro de tudo que precisa saber sobre o nosso mercado.

Falando desta edição, é uma chave de ouro para fechar este ano peculiar. Além das nossas tradicionais colunas assinadas pelos principais nomes do ramo, os artigos estão mais do que especiais. Um presente de Natal e tanto. Temos dois vencedores do último TTT – Temas de Tratamento Térmico: “Modificação Microestrutural e Superficial de Ligas Biomédicas de Titânio por Tratamento Térmico”, e “Têmpera ao Ar de Insertos de Assentos de Válvulas Obtidos com o Aço Ferramenta AISI D2”, de Diego Nespeque Correa (IFSP – Sorocaba) e Maurilo (IPEN).

O artigo “Eficácia do Tratamento Criogênico Profundo no Aprimoramento de Propriedades de Aços Ferramenta” é assinado por Vojteh Leskovšek e por Bojan Podgornik, dois professores doutores do Instituto de Metais e Tecnologia da Universidade de Ljubljana, na Eslovênia.

Peço uma atenção especial ao artigo “Tratamento Térmico de Metais Impressos em 3D”. Assinado por Holly Martin, o artigo mostra como o processo HIP pode ser combinado com tratamentos térmicos. Nos atentemos para como a indústria está se adaptando a esta tecnologia e oferecendo alternativas, evidenciando que este caminho ainda vai se abrir muito para as aplicações de tratamento térmico.

Assim fechamos 2017, trazendo novidades e cumprindo a missão de divulgadores de conhecimento e notícias do setor. Tenho certeza de que 2018 será um ano muito melhor. Feliz Natal e um ótimo ano novo.

Boa leitura e que venha 2018.

Informações biográficas e/ou curriculares do Udo aqui.

    Comente esta matéria do Portal

    Your email address will not be published.*