Rebitagem da Fuselagem da Aeronave

A Tox Pressotechnik, o Instituto Fraunhofer de Grandes Estruturas em Tecnologia de Produção (IGP – Fraunhofer Institut für Großstrukturen in der Produktionstechnik) e o fabricante de aeronaves Airbus analisaram a questão de como a montagem final da aeronave pode ser mais produtiva e ergonômica. Eles equiparam um robô colaborativo com uma ferramenta manual Tox, permitindo assim o uso do método de conexão eficiente por rebites de punção sólida (VSN – Verbindungsverfahren Vollstanznieten).

No maior fabricante europeu de aeronaves, o Airbus A320 tem grande procura e a nova família Airbus A350 também está em ascensão. Até o momento, foram produzidas cerca de 10.000 aeronaves de corredor único da família 320. Por esse motivo, a Airbus aumentou as taxas de produção e por outro lado, quer usar novas tecnologias de produção para fazer a montagem final, que tem sido principalmente manual, mais eficiente.

No momento, os suportes longitudinais, chamados longarinas, são conectados entre si manualmente usando acoplamentos de longarinas e rebites sólidos convencionais. No futuro, no entanto, rebites de punção solidos serão usados aqui. O processo promete uma redução significativa nas etapas relevantes do processo, o tempo de processamento por conexão de rebites e, portanto, o tempo de montagem por segmento e, finalmente, a carga de trabalho do pessoal da montagem. O comprovado processo de rebitagem por punção sólido é bem conhecido da construção automotiva e também é usado em áreas relevantes para a segurança. Para qualificar esta rebitagem completa e otimizá-la para a aplicação assistida por robô na montagem final da aeronave, as empresas Airbus Operations, Tox Pressotechnik e Fraunhofer IPG se uniram a um projeto de cooperação e desenvolveram uma solução convincente.

Conectar Segmentos de Avião em Condições Difíceis

Basicamente, a tarefa era: Como você obtém a força de prensagem necessária de maneira rápida e flexível com o mínimo de esforço físico possível ao rebitar segmentos de grande formato na montagem final da aeronave? As altas forças de prensagem que ocorrem com a rebitagem com rebites de punção sólido são um desafio particular. O design do suporte para as ferramentas de rebitagem e o manuseio devem ser correspondentemente estáveis, o que leva a um peso relativamente alto da ferramenta de rebitagem com punção sólido.

A solução desenvolvida em conjunto, pelo lado do hardware é essencialmente uma ferramenta manual especialmente desenvolvida e integrada com controle e sensores do sistema modular TOX, uma alimentação de rebites e um sistema de robô colaborativo modificado com uma carga máxima de dez quilos. A empresa adaptou os alicates manuais TOX, que pode rebitar até cinco rebites diferentes no comprimento, com relação às dimensões de construção / garganta da estrutura C, dispositivo de retenção, alimentação de rebites, perfuração / matriz, alças / ergonomia e encaixe no robô colaborativo. O pacote de potência TOX X-ES gera a força de prensagem do cilindro hidráulico integrado na ferramenta de prensagem do rebite. Uma linha de conexão de dez metros de comprimento para a pneumática, hidráulica e elétrica permite operação extremamente flexível em termos de manuseio.

A Tox Pressotechnik foi responsável pelo hardware e controle, fornecimento da ferramenta de rebitagem com rebites de punção sólida, incluindo alimentação de rebites e robô como um

sistema completo funcional e o Instituto Fraunhofer IGP desenvolveu a integração e conexão do robô ao sistema.

As vantagens relacionadas à produção com este sistema incluem a eliminação do pré-processamento, configuração simples e reproduzível e com garantia de qualidade dos rebites de punção sólida, aliviando o pessoal da montagem do esforço físico e da alta eficiência do trabalho. Além disso, a aquisição de dados do processo significa maior transparência nos processos de união e garantia de qualidade efetiva na montagem final da aeronave.

Fonte: Tox Pressotechnik

Legendas: Foto em destaque – Montagem de uma conexão de longarina com a ajuda de um robô colaborador na
fuselagem de um avião
Foto à direita –  A Tox Pressotechnik modificou a ferramenta de rebitagem para uso no braço do robô portátil.


Confira as Últimas Notícias no Portal

Kapp Niles Metrology adquire os direitos de software da Metrotek

    Comente esta matéria do Portal

    Your email address will not be published.*