CSI

A Importância da Proteção de Equipamentos contra a CSI

Indústrias e instalações em todo o mundo enfrentam desafios relacionados à manutenção de tubulações, tanques e embarcações. Danos e deterioração de tubos, válvulas e conexões são um problema generalizado devido à corrosão, erosão, ciclos térmicos e ataque químico. Para reduzir custos de energia e diminuir o desperdício, as empresas estão reconhecendo a importância de isolar e proteger  seus equipamentos. No entanto, isso cria outro problema: a corrosão sob isolamento (CSI). O CSI é um problema importante que ocorre em equipamentos que operam em ambientes de baixa, média e alta temperatura.

Várias soluções estão disponíveis no mercado, como isolamento tradicional, barreiras ou proteções e revestimentos à base de água. No entanto, individualmente, eles não cumprem todos os requisitos para isolar máquinas e equipamentos, ao mesmo tempo em que fornecem prevenção contra corrosão e proteção do pessoal contra possíveis queimaduras por contato, escorregões e quedas.

Com esse motivo, a Belzona, empresa inglesa fundada em 1952 e atuante globalmente no fornecimento de compostos para reparos e revestimentos industriais, desenvolveu um sistema inovador de dois componentes, polimérico e sem solvente: o Belzona 5871. Esse material multifuncional fornece, de fato, isolamento térmico e proteção contra corrosão, além de melhorar a segurança, a eficiência e a durabilidade dos equipamentos industriais.

A Belzona 5871 pode ser aplicada em tubulações metálicas, dutos, partes externas de tanques/navios e outros equipamentos industriais. É isolante termicamente e melhora a eficiência, além de evitar lesões por queimadura de contato, condensação e formação de gelo. As ferramentas adequadas para aplicar o produto: um pincel, cartucho ou spray airless aquecido. Portanto, é ideal para geometrias pequenas e complexas ou aplicação rápida em grandes áreas.

Após a aplicação, o revestimento de proteção contra corrosão forma uma espuma de célula fechada leve e de alta construção. Devido à tecnologia de espuma epóxi, esse revestimento protetor expande até três vezes sua espessura aplicada, por exemplo, 1 mm aplicado fornece 3 mm de espessura curada, aumentando assim a quantidade de produto na superfície. O produto também é isento de solventes, eliminando a necessidade de qualquer demão ou demãos adicionais, reduzindo assim o número de camadas necessárias em comparação com as soluções de revestimento convencionais. Além disso, o tempo de revestimento é de até 24 horas, independentemente da temperatura ou umidade, proporcionando flexibilidade de aplicação. A velocidade de cura e o número reduzido de camadas necessárias garantem um rápido retorno ao serviço.

Para testar as propriedades da barreira térmica e determinar a espessura necessária para reduzir a temperatura da superfície para menos de 60°C, foi comparada uma seção de substrato de aço descoberto e uma seção de substrato protegida com Belzona 5871. Por
exemplo, aplicado a uma espessura de aproximadamente 2,2 mm para obter uma espessura curada de 6,6 mm, reduzirá a temperatura da superfície de 120°C para abaixo de 60°C. O Belzona 5871 é isolante e capaz de reduzir a transferência de  calor,proporcionando assim uma superfície segura ao toque e evitando ferimentos por queimaduras de contato.

Fonte: www.hita.com.br Distribuidora autorizada Belzona no Brasil


Confira as Últimas Notícias no Portal

Seco Warwick vende forno a vácuo 3 em 1 para substituir linha a banho de sal

    Comente esta matéria do Portal

    Your email address will not be published.*