All Lubrificante

Benefícios Gerados com Regeneração de Lubrificantes Industriais

Se muitas empresas estão cortando investimentos e enxugando orçamentos, a ALL Lubrificantes vem atuando na contramão e investindo na ampliação do parque fabril e na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Baseada em Minas Gerais, a ALL é produtora de lubrificantes industriais e cresce cerca de 18% ao ano no último quinquênio, e tem expandido suas operações no território nacional com a comercialização de sua linha de produtos e oferta de serviços complementares.

Assim, ciente de que muitas indústrias têm encaminhado o óleo usado ao descarte, resultando maiores custos operacionais (aquisição de produto e burocracia envolvida) e crescente risco de impactos ambientais (extração das reservas naturais de petróleo), a ALL investiu na Unidade Móvel de Regeneração, um veículo equipado com laboratório completo para recuperação do lubrificante usado.

A troca do óleo nos equipamentos é necessária por diversos motivos, tais como contaminação por água, presença de solventes e impurezas, viscosidade, oxidação e contaminação, o que acarreta em perda de performance, maior esforço operacional e queda na lucratividade. Mas, como o óleo regenerado recupera 100% das propriedades do óleo usado, e com menores gastos, as vantagens financeiras são evidentes.

Para o processo de regeneração, primeiro é realizada a análise para se verificar se, no lubrificante usado, ainda existem condições físico-químicas para recuperação. A partir daí são realizadas as etapas de desidratação, filtragem primária, readitivação, correção de viscosidade e filtragem absoluta.

All Lubrificante

Para a análise, é feita coleta e inspeção de amostra do produto a ser regenerado, considerando verificações necessárias, entre elas: aparência, viscosidade, acidez, determinação de água, ponto de fulgor, espectrometria de emissão ótica à plasma e análise de partículas, sempre levando em conta as necessidades do Cliente.

A desidratação é realizada através de um sistema de termo vácuo, com capacidade de até 2000 litros de óleo por batelada a executar, e finalizado quando o óleo se encontrar, após monitoramento, nas condições de aplicação no sistema de operação. A pré-filtragem se faz através dos elementos filtrantes nominais em fibra acrílica e resina fenólica pra remoção dos particulados 15µm a 25µm.

Após, na readitivação, realiza-se a adição de componentes químicos ao óleo (antioxidantes, anticorrosivos, antiespumantes, etc), para assegurar a vida útil e performance igual ao especificado para um óleo novo. A correção de viscosidade consiste de óleos básicos, deixando o produto dentro das normas ISO VG aplicáveis.

O processo é finalizado com a filtragem com controle de partículas, através do filtro prensa e filtros absolutos, com alta tecnologia de retenção para remoção de toda contaminação por sólidos residentes no óleo com grau de filtração de 3 a 10 µm, conforme a Norma ISO 4406:2017.

A Unidade de Controle de Fluidos (FCU) usada no processo garante medição contínua de contaminantes sólidos, tendo os dados gravados, impressos ou usados para ativar ou desativar sistemas de filtragem auxiliares quando a contaminação atingir os níveis definidos.

O processo de regeneração é finalizado com emissão do Laudo de Análise, que comprova melhoria do produto final
em relação ao produto inicial, e a conformidade com as especificações exigidas.

Já é sabido que apenas 1 litro de óleo pode contaminar cerca de 25.000 de litros de água. Como a ALL Lubrificantes regenera cerca de 1 Milhão de litros de óleo lubrificante ao ano, pode-se dizer que a empresa promove a preservação de 25.000.000.000 (25 bilhões) litros de água ao ano. Levando-se em conta que, no Brasil, o consumo de água é cerca de 150 litros por habitante/dia, pode-se afirmar que os números da ALL permitiriam que uma cidade com cerca de 460 mil habitantes fosse completamente abastecida por um ano todo. Cidades como Florianópolis em Santa Catarina, Santos em São Paulo, Maringá no Paraná, Betim em Minas Gerais, São João do Meriti no Rio de Janeiro ou Olinda no Pernambuco.

E ainda deve-se levar em consideração outros pontos incomensuráveis, como a prevenção de danos ambientais, preservação da natureza e respeito à vida.

Assim, a regeneração do óleo usado garante a preservação na natureza pela redução dos impactos ambientais e, com o uso da Unidade Móvel de Regeneração, minimizam-se também os riscos de acidentes com o transporte de óleo nas rodovias, pois o processo é realizado na própria planta do cliente.

A recuperação do óleo usado garante às indústrias redução de custos de manutenção, ganhos no custo de armazenagem e logística interna dos óleos, otimização nos processos de manutenção e diminuição dos tempos de parada, além da própria redução no descarte do óleo usado. Tudo isso proporcionando ganhos financeiros consideráveis ao processo produtivo.

Muitos clientes da ALL Lubrificantes já se valem dos excelentes resultados proporcionados pela unidade Móvel de Regeneração, que proporciona enorme agilidade e eficácia no processo, diminuindo ainda os tempos de parada de máquinas, gerando cerca de 40% de redução nos custos operacionais. Entre eles, destacam-se Acument, ADDN, Aludine, ArcelorMittal, Brembo, Fiat, Frum, Magna, Mangels, Metisa, OMR, Stola, Vale, WEG, ZEN, entre tantos outros.


Confira as Últimas Notícias no Portal

UPC Marathon Instala Gerador Endotérmico de Grandes Proporções no Brasil

    Comente esta matéria do Portal

    Your email address will not be published.*