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Bosch vê o Futuro das Fábricas em Conectividade

Crises revelam fraquezas, a pandemia de coronavírus destacou o valor da fabricação e da logística conectadas. A Internet das Coisas (IoT) ajuda as empresas de manufatura a reagir com mais flexibilidade do que antes das interrupções, pois a utilização e as condições de cada máquina individual podem ser rastreadas em tempo real e há transparência ao longo da cadeia de suprimentos.

“Especialmente em tempos excepcionais, como a crise atual, a conectividade torna as empresas menos vulneráveis e as ajuda a manter o equilíbrio”, diz Rolf Najork,membro do conselho de administração da Bosch responsável pela tecnologia industrial.

Por exemplo, onde o risco de infecção torna a proximidade física um desafio, as transferências de turnos podem ser tratadas digitalmente. A digitalização permite o monitoramento e a manutenção remota de sistemas e máquinas, sem a necessidade de um técnico no local. O software inteligente pode rastrear mercadorias e entregas e garantir o reabastecimento a partir de qualquer local. Tudo isso é possível graças à Indústria 4.0.

As soluções conectadas ajudarão a tornar a fabricação e a logística mais simples, mais eficientes, mais flexíveis – e também mais robustas. A Bosch é pioneira em IoT. A empresa começou a adicionar conectividade à manufatura e logística em 2012 – tanto em suas próprias fábricas quanto nas de seus clientes. E isso está valendo a pena: em 2019, a Bosch gerou vendas de mais de 750 milhões de euros com soluções conectadas para fabricação e logística – um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

Indústria 4.0 aumenta a produtividade da fábrica

Na fábrica do futuro, as únicas coisas fixas e estáticas são os pisos, paredes e tetos. A fábrica do futuro se reinventa constantemente, conforme necessário. Ele é guiado por uma visão de uma configuração de fabricação que pode produzir milhares de produtos e variantes diferentes, até um tamanho de lote de um, sem a necessidade de retromontagens caras. É por isso que a Bosch está comprometida com a conectividade. Projetos nesta área impulsionam o progresso e proporcionam benefícios mensuráveis. Com a ajuda da Indústria 4.0, é possível aumentar a produtividade em locais individuais em até 25%.

“A conectividade é essencial para qualquer empresa que queira permanecer competitiva. O setor 4.0 é uma oportunidade histórica, oferecendo um enorme potencial”, diz Najork. “Não estamos apenas melhorando a produtividade da fábrica, mas também permitindo que as empresas respondam rápida e adequadamente às mudanças.”

Para dar o exemplo da Bosch, a transição da indústria automotiva significa pressão nos custos de sua divisão Powertrain e pressão para se adaptar. Por exatamente esse motivo, a divisão investirá cerca de 500 milhões de euros em digitalização abrangente e adição de conectividade às suas operações de fabricação nos próximos anos. A economia esperada será duas vezes maior: cerca de 1 bilhão de euros até 2025. E o uso de inteligência artificial deve aumentar ainda mais. O foco aqui é em soluções baseadas em IA (Inteligência Artificial) para manutenção preditiva de máquinas, garantia de qualidade e melhoria dos processos de produção.

De projetos individuais à implementação em larga escala

Na Alemanha, seis em cada dez empresas industriais com mais de 100 funcionários já usam aplicativos da Indústria 4.0, de acordo com um estudo recente da associação industrial Bitkom. Em muitos casos, no entanto, os aplicativos são apenas fragmentados. A VDMA, a associação de fabricantes alemães de máquinas e equipamentos, estima que 80% das máquinas  existentes no país ainda não foram digitalizadas.

“Ainda podemos fazer muito mais na fabricação e muitos pontos que podemos ajustar e ajustar. Nossa tarefa agora é tornar a Indústria 4.0 a norma em todas as partes do setor de manufatura”, diz Najork.

Para as empresas, o maior obstáculo à implementação da Indústria 4.0 são as grandes somas de capital que isso requer (Bitkom, 2020). De fato, as máquinas também podem ser adaptadas com tecnologia de comunicações e sistemas de sensores. Fazer isso abre a porta para a internet industrial das coisas. A fábrica da Bosch Rexroth em Erbach, Alemanha, mostra como até mesmo pequenos investimentos em linhas de máquinas de grande escala podem render: gastou um total de 25.000 euros em equipar essas linhas com sensores e barreiras de luz, e agora economiza cerca de 200.000 euros por ano.

Equilibrando fatores econômicos e ecológicos por meio de soluções conectadas

Como empresa baseada em IoT, a Bosch possui todas as competências essenciais necessárias para moldar a Indústria 4.0. Seu portfólio inclui pacotes de software para manutenção, monitoramento e logística, sistemas de robótica para fabricação e transporte, soluções de modernização para máquinas existentes e sistemas de assistência para operadores de máquinas. Agora, a Bosch está lançando uma tecnologia de controle baseada em software e transmissão 5G, aberta a aplicativos de terceiros. Com mais de 30 protocolos de dados, a nova plataforma de automação Bosch Rexroth será o centro de controle da fábrica do futuro. Com o
seu sistema de aplicação industrial Nexeed aprimorado, o Bosch Connected Industry oferece mais do que simplesmente uma “loja de aplicativos” para fabricação e logística. Os vários aplicativos de software podem ser solicitados, usados e combinados entre si, conforme necessário. Todos os dados da máquina estão disponíveis em um formato claro e padronizado, garantindo maior transparência e eficiência na fábrica. Um excelente exemplo de como harmonizar considerações econômicas e ecológicas é a Bosch Energy Platform. Depois que uma máquina é conectada a ela, seu consumo de energia pode ser rastreado, analisado e controlado. O resultado são fábricas que são mais econômicas, requerem menos energia e emitem menos CO2. A conectividade desempenhará um papel importante em tornar o clima de fabricação neutro.

Manufacture #LikeABosch

IoT está expandindo os limites da possibilidade A Bosch está desenvolvendo a fábrica do futuro. Nesse empreendimento, a empresa conta com a Indústria 4.0. Depois de testar e validar os produtos internamente, a Bosch os comercializa para outras empresas. O portfólio abrange desde pacotes de software para fabricação e logística, até robôs que produzem e entregam peças, e sistemas de assistência no local de trabalho. No seu trabalho de desenvolvimento, a Bosch é guiada por princípios claros:
Os produtos e soluções devem ser rapidamente adaptáveis a qualquer tarefa. São intuitivos de usar, abertos e compatíveis com aplicativos de terceiros e funcionam de maneira eficiente e econômica. Manufacture #LikeABosch significa: sucesso nos negócios, flexibilidade tecnológica, sustentabilidade ecológica e conectividade inteligente. A campanha dá uma guinada não convencional sobre como a Bosch está adequando as fábricas à Indústria 4.0.


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