Brasil fez bonito na Olimpíada Internacional de Forjamento

O estudante de Engenharia Metalúrgica, Renato Coutinho dos Santos, fez bonito na Olimpíada Estudantil Internacional de Forjamento 2020, organizada pelo QForm Group. A edição contou com a participação de 34 universidades de 13 países.

A Etapa Nacional ocorreu em maio deste ano, de maneira on-line e por videoconferência, na qual todos os alunos receberam as instruções no mesmo horário e tiveram 6 horas para desenvolver o seu projeto de forjamento via simulação e entregar o seu relatório. 1º Colocado na Etapa Nacional e 3º Colocado Mundial, Renato conta que no dia da Olimpíada ele manteve a sua rotina normal e se preparou para fazer o melhor.

Qualquer estudante de graduação pode participar da Olimpíada, que é anual. Para se inscrever, basta acessar a página da Olimpíada pelo site www.qform3d.com/education/olympiad. No mesmo local, é possível acessar os relatórios das edições anteriores, além do relatório e simulação do Renato Coutinho neste link, representando o Brasil pela PUC Minas. É possível, inclusive, solicitar o software para ver as simulações e para praticar e se preparar para a próxima edição da Olimpíada.

Para saber mais sobre a experiência de participar da Olimpíada, o Renato estará conosco em uma live em nosso perfil do Instagram @sixprovirtual. Entre e confira a data e o horário da live e outros vídeos. Durante a live, abriremos para dúvidas. O Renato já respondeu a algumas perguntas abaixo que podem ajudar aqueles que também querem fazer bonito nacional e internacionalmente na próxima edição.

Como você se preparou para a Olimpíada?

– Estudei os relatórios das olimpíadas anteriores e estudei pelo tutorial do QForm. Tirei algumas dúvidas com o professor e com a representante do software no Brasil sobre como

utilizar o software. Estudei também em cadernos com anotações de disciplinas já estudas, normas técnicas, artigos, livros e teses de Mestrado/Doutorado.

Você já sabia simular no QForm antes?

– Não. Simular utilizando o software é relativamente fácil. Mas é importante que já se tenha entendimento de desenho técnico, conhecimento de desenho auxiliado por computador (CAD) e também conhecimento do processo de forjamento. Entender cada dado/parâmetro de entrada do software e a finalidade dos mesmos para a realização correta do processo de forjamento que é o mais desafiador. Tem que entender de conformação mecânica e de forjamento.

Como foi a sua rotina de preparação até o dia da Olimpíada?

– Foram mais ou menos 45 a 50 dias de preparação, entre 9 e 10 h por semana. 1,5 h nas quartas e sextas-feiras durante a noite e o restante, estudava nos finais de semana. Revezava em estudar o projeto do forjado e realizar simulações no QForm. No dia da Olimpíada eu tentei fazer tudo o mais rápido possível e confesso que foi cansativo.

Como é saber que o Brasil ficou em destaque no ranking em razão da sua performance?

– Até agora não estou acreditando… (risos). Estou muito feliz. O resultado demonstra a capacidade do Brasil e, também, acredito que eleva o conceito da PUC Minas. Isto me motiva a continuar estudando, demonstra minha capacidade, eleva a confiança para novos desafios. O resultado demonstra que estou no caminho certo para obter novas conquistas.

Como o resultado foi recebido pelos seus amigos, colegas e seus professores?

– Todos ficaram muito felizes e satisfeitos com o meu desempenho. Alguns me disseram que este resultado pode me trazer muitas oportunidades. Todos os meus professores fizeram questão de me parabenizar.

 

Contato: Contate o Renato diretamente no e-mail rcsantos8889@gmail.com ou a representante do QForm no e-mail comercial@sixpro.pro

    Comente esta matéria do Portal

    Your email address will not be published.*