Drone

Drone Transporta Amostras Siderúrgicas ao Laboratório

O projeto conjunto delivAIRy da Doksinnovation e Thyssenkrupp Steel Europe AG ganhou o Prêmio Reallabore de Inovação do Ministério Federal de Assuntos Econômicos da Alemanha na categoria ‘Insights’. O prêmio foi entregue por um júri especializado do Ministério Federal de Economia e Energia em uma cerimônia online.

Na Thyssenkrupp, ele é carinhosamente chamado de “a abelha de aço”: o drone de entrega delivAIRy. Ele decola regularmente e entrega amostras da planta siderúrgica de Duisburg, Alemanha, para processamento adicional no laboratório. O mensageiro voador faz parte do projeto conjunto da start-up de Kassel, Doks Innovation GmbH e a Thyssenkrupp Steel, a maior produtora de aço da Alemanha, para testar processos de entrega baseados em drones nas instalações da planta.

Os dois parceiros foram premiados com o Prêmio Inovação Reallabore do Ministério Federal de Assuntos Econômicos da Alemanha por este projeto. “A thyssenkrupp oferece um aplicativo que já pode ser implementado hoje”, diz Benjamin Federmann, fundador e diretor da doks. innovation GmbH. “Graças à boa cooperação com a thyssenkrupp e as autoridades locais, já podemos testar e estabelecer tecnologias futuras sob condições reais hoje.”

“O drone de transporte que voa de forma confiável e automática sobre nosso local de trabalho é um exemplo concreto e visível de digitalização na vida industrial cotidiana. Esse projeto torna o transporte não apenas moderno e digital, mas também sustentável, mais eficiente e mais seguro”, afirma Bernhard Osburg, CEO da thyssenkrupp Steel Europe AG.

“Os vencedores do Prêmio Regulatório de Inovação Reallabore conseguiram de maneira exemplar trazer tecnologias digitais como inteligência artificial e blockchain para aplicação concreta em laboratórios da vida real, criando valor agregado localmente. Ao mesmo tempo, incentivam outras empresas, administrações e instituições de pesquisa a implementar seus próprios projetos de inovação. Mas os governos também são chamados: muitas contribuições mostram claramente onde são necessários novos espaços de inovação para tornar possíveis os projetos de teste”, afirma o Ministro Altmaier, de Assuntos Econômicos.

O gerente de projeto Dr. Thomas Lostak, líder da equipe de inovação da Thyssenkrupp Steel, está otimista quanto ao futuro: “Se o robô voador automatizado agora for bem-sucedido no transporte de amostras de laboratório, ele também poderá ser usado em outras áreas da logística interna no futuro. O drone pode ser chamado individualmente por meio de um aplicativo. Agora, as entregas críticas em nossa fábrica em Duisburg podem ser totalmente automatizadas e digitalizadas.” Segundo Lostak, o projeto também foi muito bem recebido pelos funcionários. O uso do drone dá forma concreta ao conceito abstrato de digitalização e fornece novo impulso para outros projetos de digitalização.

A doks. innovation e a Thyssenkrupp estão testando o que geralmente é considerado o caminho a seguir: o drone automatizado (sem necessidade de piloto) entrega amostras em toda a planta, cruzando estradas e linhas ferroviárias em seu sobrevoo. Assim que a caixa de transporte com carga máxima de 4,5 kg é conectada ao drone por um dispositivo patenteado, ela pode ser enviada ao seu destino com o pressionar de um botão.

O drone segue seu curso automaticamente, não precisando ser controlado manualmente. Ao contrário dos carros normalmente usados para isso, o drone chega ao seu destino em apenas 10 minutos, economizando tempo e beneficiando o meio ambiente. O drone também incorpora os mais altos padrões de segurança e pode descer em um ponto de pouso de emergência, se necessário.

Foto – Crédito: Thyssenkrupp Steel Europe AG
Fonte: www.doks-innovation.com/


Confira Últimas Notícias no Portal

ZF conclui aquisição da Wabco