2014

Primeira edição de 2014, ano que nos traz alguns desafios. A começar pela Copa do Mundo, que está nos obrigando a driblar as datas disponíveis no calendário. Sem contar a Feira da Mecânica no primeiro semestre, eleições presidenciais – primeiro e segundo turnos – no segundo semestre. Também é o ano da VII Conferência Brasileira sobre Temas de Tratamento Térmico, o TTT, e da feira Termotech, também no segundo semestre. No meio disto, eventos, viagens, locomoções. Tudo tem que ser bem planejado e a administração do tempo se torna crucial. E o ano, na verdade, começa agora, o carnaval está nos estertores enquanto escrevo este editorial.

Falando em aproveitamento de tempo, este ano prevê uma safra excelente de eventos. Nos dias 13 e 14 de Março tivemos o I Seminário de Processos de Tratamento Térmico de Aços, sendo realizado em Vinhedo, interior de São Paulo. Organizado pelo Grupo Aprenda, contou com palestras de alguns dos maiores nomes da área de tratamentos térmicos deste país, e com a participação de técnicos especializados do exterior. Dois dias de puro conhecimento metalúrgico.

Na sequência, dias 17 a 19 de Março, em Santos, no litoral paulista, serão de envolvimento técnico com a área. Apoiada pelo Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha, a organização internacional BalticNet-PlasmaTec estará promovendo o workshop “Cooperação Brasil-Alemanha no Campo da Tecnologia de Plasma”. Serão apresentados os mais recentes avanços para uso do plasma, como revestimentos de baixo atrito, por exemplo, entre outras tecnologias.

Dentro de uma série de congressos, seminários, feiras e cursos que podem ser conferidos na nossa seção Eventos nessa revista, destacamos também: em Maio, o 21º IFHTSE – International Federation for Heat Treatment and Surface Engineering, em Birmingham, na Inglaterra. Nos Estados Unidos acontecerá o congresso internacional da Metalurgia do Pó, o PM 2014 World Congress. Em Julho, teremos no Brasil o 69º Congresso Anual da ABM, com um detalhe especial: o 70º aniversário da ABM será comemorado nesta ocasião. Também neste mês chamo sua atenção para o curso que será realizado pelo Grupo Aprenda sobre Manutenção de Fornos. Creio que é único do tipo em nosso país.

Em Agosto, será realizado o TTT 2014, a VII Conferência Brasileira sobre Temas de Tratamento Térmico. A última edição desta conferência aconteceu em 2012. Também neste mês será realizado o 12º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes, na ABM. Em Setembro, acontece a feira Metalurgia em Joinville e o 23º Congresso SAE Brasil. De 6 a 8 de Outubro, ocorre a FNA 2014 – Furnaces North America em Nashville, Tennessee, EUA. E finalmente, também em Outubro, será realizada a 4ª Termotech, Feira Industrial de Tecnologias Térmicas em São Paulo.

Portanto, o ano promete!

Já é rotina falarmos de novos colunistas. Nesta edição não fugimos à regra. Saudamos Marco Antonio Colosio, do SAE, que passa a escrever a coluna Pesquisa e Desenvolvimento. Fred Lacerda, que escrevia a coluna, agora se responsabiliza pela coluna História da Siderurgia. E saudamos também Claudio Goldbach, da Perfil Térmico, que escreve a partir de agora a coluna Você Sabia. Sejam bem-vindos!

A seleção de artigos desta edição merece comentários. Quando selecionamos os artigos para cada edição, procuramos atender ao maior número de leitores possível, seja de qual área de processamento térmico for. E creio que nos superamos desta vez. Conseguimos publicar artigos de materiais para altas temperaturas, indução, tratamento criogênico, polímeros de têmpera, gás de combustão e tecnologia Oxyfuel em queimadores. Além de uma série muito completa de colunas especializadas.

Tenha uma boa leitura!

Informações biográficas e/ou curriculares do Udo aqui.

    Comente esta matéria do Portal

    Your email address will not be published.*