7 Maneiras de um Data Logger Cortar seus Custos

Stew Thompson – CAS Dataloggers Inc.; Chesterland, Ohio, EUA
Registradores de dados são dispositivos que coletam dados fazendo leituras físicas ou elétricas de sensores externos ou internos durante um período prolongado. Eles são uma maneira ideal de monitorar, registrar e alarmar temperatura e outros valores de medição, eliminando a necessidade do pessoal dedicar tempo às medições.

 

Respondemos a algumas perguntas úteis e oferecemos sete maneiras de economizar tempo e dinheiro usando a coleta automatizada de dados.

 

O que Faz um Registrador de Dados?

Registradores de dados são uma maneira ideal de registrar temperatura, umidade, corrente / tensão e muitos outros tipos de dados. Se você precisar registrar mais de um valor de medição ou analisar os dados detalhadamente, existem muitos modelos multicanais disponíveis para suas necessidades específicas.
Além disso, os registradores de dados inteligentes (mais sobre eles posteriormente) podem até realizar funções de comando, como dizer a um CLP para desligar em um determinado momento. Por exemplo, os registradores de dados dataTaker da Série 3 apresentam canais de entrada universais para conexão com praticamente qualquer tipo de sensor.

 

Por Que Usar um Registrador de Dados?

Registradores de dados são normalmente usados para monitorar a temperatura do forno / processo, particularmente no fim de semana ou fora do horário de trabalho.
No entanto, os registradores de dados também são usados para tarefas mais complexas, como registrar dados de máquinas para fins de diagnóstico ou para identificar áreas de economia de energia.
Outro motivo importante para usar um registrador de dados é atender a especificações como CQI-9, Nadcap e AMS 2750. Os registradores de dados documentam dados de temperatura do produto para uso em documentação eletrônica, provando aos inspetores e auditores que seu processo de tratamento térmico manteve a requerida tolerância de temperatura.

 

Tipos de Registrador de Dados

De um modo geral, os registradores de dados de monitoramento de temperatura industrial podem ser divididos em duas categorias.
• Registradores de dados de entrada única são projetados para medir um parâmetro específico, como temperatura. Esses registradores estão disponíveis com um a oito canais e são ideais para aplicações simples onde o custo é uma preocupação.
• Registradores de dados de entrada universal estão disponíveis com capacidade de canais às centenas. Combinados com sua capacidade de aceitar vários tipos de sensores, eles podem ser usados para registrar dados de vários pontos em um equipamento ou em um processo.

 

O Que Você Precisa Medir?

Agora pergunte-se: “Que tipo de dados eu preciso medir?” Mais comumente, a resposta é a temperatura.

 

Medidores

 

Mas e se você precisar registrar a umidade, ou se você precisar registrar os níveis de temperatura e dióxido de carbono? Felizmente, há uma grande variedade de dispositivos no mercado com sensores internos ou externos para medir os dados de que você precisa.
Enquanto alguns modelos de data logger são projetados para registrar apenas um valor de medição, como temperatura, há modelos gravando dois, três ou mais tipos de dados. Por exemplo, registradores de dados estão disponíveis para os seguintes tipos de entradas de sinal: temperatura, umidade relativa, tensão / corrente, pressão, evento / estado, frequência, PH, pulso, serial e muito mais.

 

Como os Registradores de Dados Podem Economizar Custos?

1. Notificação remota / alarmes via e-mail ou mensagem de texto;
2. Capacidade de acionar ações de eventos externos (ou seja, PLC, SCADA);
3. Capacidade de medir a maioria dos tipos de sensores usando apenas um dispositivo;
4. A operação autônoma permite que ele faça logon sozinho;
5. Saídas de alarme locais para notificar os operadores ou para acionar outros equipamentos;
6. Calibre a produtividade do trabalhador e da máquina por turno, semana ou mês;
7. Reúna dados sobre seu processo industrial. Por exemplo, processos de tratamento térmico podem melhorar a qualidade do processo usando dados de temperatura para criar perfis de temperatura do forno.

 

Alarmes Remotos Podem Salvar Seus Produtos
Ao monitorar continuamente a temperatura do produto, os registradores de dados garantem que você receba um e-mail ou um alarme de texto no instante em que seu processo estiver fora das tolerâncias de temperatura designadas. Esse recurso sozinho pode pagar pelo registrador, ajudando a evitar uma perda desastrosa de produto ou um processo dispendioso.

 

Quão Técnico Eu Preciso Ser?

Boas notícias! A maioria dos registradores de dados é fácil de usar. Os registradores de dados geralmente usam software baseado no Windows para lidar com configuração e configuração. Basta conectar seu registrador de dados a um PC, seguir o assistente de configuração simples e escolher a taxa de gravação e a hora de início. Tudo isso normalmente leva apenas alguns cliques do mouse. Projetado para operação simples, muitos registradores de dados compactos exigem pouca ou nenhuma manutenção ou envolvimento do departamento de TI. Isso os torna ideais para uso em quase todos os setores e aplicações.

 

Recuperação Fácil de Dados
Normalmente, os registradores de dados salvam suas medições em um cartão de memória ou flash stick para facilitar a recuperação. Modelos mais avançados também podem transferir os dados automaticamente através de sua escolha de comunicações. Estes incluem mas não estão limitados a:
• USB
• Ethernet
• Modem celular
• FTP (protocolo de transferência de arquivos)
• Sem fio
• Bluetooth
• Servidores de armazenamento em nuvem

 

Registradores de Dados Inteligentes

Loggers inteligentes atualmente também incorporam a capacidade de executar cálculos sobre os valores medidos. Isto pode ser tão simples como calcular e registrar a diferença.

 


PARA MAIS INFORMAÇÕES: Contate CAS DataLoggers, 8437 Mayfield Rd. Unit 104, Chesterland, OH 44026, EUA; tel: +1 440-729-2570; e-mail: sales@dataloggerinc.com; web: www.dataloggerinc.com

    Comente esta matéria do Portal

    Your email address will not be published.*