Alta temperatura e condutividade térmica com HEXOLOY

A NASA desenvolveu um material chamado Hexoloy para suportar altas temperaturas e que possui uma condutibilidade térmica também muito elevada para revestir a parte frontal dos seus ônibus espaciais. Esta parte sofria uma situação extrema na reentrada da atmosfera terrestre quando no retorno de missões espaciais.

Com o fim das viagens dos ônibus espaciais, a NASA autorizou o fabricante a desenvolver peças e componentes em Hexoloy para o mercado. No Brasil, a Corimec Sistemas Térmicos, com a Athenas Isolantes Térmicos, importou tubos de Hexoloy, em medidas pré-definidas, para desenvolver um sistema de geração de ar quente, através de um trocador de calor, construído com tubos deste material. Foi criado o CHAG – Ceramic Hot Air Generator.

Foi calculada a vazão teórica necessária para aquecer a massa de ar insuflada no interior deste trocador de calor e chegou-se ao consumo de 231,6 kg de GLP/hora. O volume aferido no medidor do tanque estacionário de GLP foi de 37,41 kg de GLP/hora. Uma economia considerável em relação aos sistemas tradicionais.

As principais características do Hexoloy são a resistência a altas temperaturas, alta condutibilidade térmica, sendo 7 vezes maior se comparada a do aço inox, e a não maneabilidade, tais como qualquer tipo de usinagem, de soldagem, de dobramento. Se utiliza os tubos na forma original recebidos pelo fabricante. Qualquer processo industrial de geração de ar quente, como Spray Dryer, secagem de materiais, estufas, fornos industriais poderiam utilizar dos benefícios do Hexoloy.

A estimativa de retorno de investimento com a implantação do produto em um processo industrial é de 12 a 24 meses, variando em função do tamanho, regime de trabalho e custo do combustível.
A Corimec Sistemas Térmicos está autorizada a atender a qualquer solicitação da América do Sul, projetando, construindo e implantando o sistema no cliente final.

 

Contato

Rua Aurélio Xavier Lucinda, 35
Bairro Rezende
Varginha (MG)
(35) 3222-8294
www.corimec.com.br

    Comente esta matéria do Portal

    Your email address will not be published.*