Matrizes

Matrizes Progressivas Para Trabalho a Frio – Maior Durabilidade na Troca de Aço

Um fabricante de peças de refrigeradores necessitava reduzir o tempo de fabricação das matrizes. Para comparar os resultados foi escolhida uma matriz progressiva para estampagem da chapa de fundo para o compressor de refrigerador.

O aço anterior era o W.Nr. 1.2363 (AISI A2) endurecido a 60 HRC. Para comparação foi escolhido o aço TOOLOX 44 da SSAB para confecção de uma nova matriz. Ele foi escolhido para economizar tempo, evitar as dificuldades do tratamento térmico de peças compridas e para facilitar a realização dos ajustes finais.

A fabricação das matrizes correu bem, proporcionando uma economia de mais de 3 dias no processo. Os típicos ajustes após o tratamento térmico, necessários à solução anterior de material, foram eliminados.

O resultado: a matriz em operação em 2003. Ela foi inspecionada após a produção de 150.000 unidades, manufaturadas em aço DP400 de 1 mm espessura. Não foi detectado nenhum desgaste visível. As medidas de controle da matriz mostraram ser satisfatórias. Em 2007 a mesma matriz ainda estava em produção e já havia produzido mais de 1,6 milhões de unidades.

Fonte: SSAB, contato: techsupport@ssab.com

    Comente esta matéria do Portal

    Your email address will not be published.*