Molde Feito em Manufatura Aditiva

Maxion utiliza impressão 3D para produção de ferramental

A Maxion Structural Components desenvolveu uma tecnologia para usar a impressão 3D na fabricação de ferramentais de estampagem para pequenos lotes. A metodologia conhecida como manufatura aditiva, que imprime objetos através da sobreposição progressiva de um material, permitiu a redução em 50% do custo e do tempo de desenvolvimento deste tipo de ferramental.

Os testes realizados pela empresa já estamparam 30 peças em um dos materiais de maior utilização no mercado (LNE380 – 4mm), no segmento de veículos comerciais. Anteriormente, tais ferramentas para protótipos eram produzidas com materiais metálicos fundidos e depois usinados. A solução desenvolvida pela Maxion utilizou polímeros (plásticos) e resina de baixo custo e comuns para impressão 3D, sem a necessidade de processamento posterior.

Historicamente, os principais problemas relativos ao desenvolvimento de ferramentas para protótipos são o alto custo e o tempo de desenvolvimento para um ativo que tem baixa vida útil já que não são utilizados para a produção em série.

“No lançamento de novos veículos, o orçamento é sempre desafiador. O alto custo das ferramentas pode ser um fator limitante na fase de prototipagem de veículos, devido à eventuais modificações de design que podem se fazer necessárias durante os testes de rodagem. O custo de um conjunto de ferramentas temporário, apenas para um pequeno lote, pode onerar o orçamento de um projeto”, afirma Marco Tulio Ricci, gerente de Inovação da Maxion Structural Components.

Outro impacto é que o tempo de desenvolvimento para novos produtos é cada vez mais curto. Isso limita a possibilidade de testes de diferentes soluções de design para uma mesma aplicação. Testar diferentes conceitos, sem impacto no tempo ou no custo de desenvolvimento, traz segurança para os desenvolvedores de que seu produto traz para o cliente a melhor solução.

A Maxion Structural Components produz e vende componentes estruturais para caminhões, ônibus, pick-ups, automóveis, tratores, máquinas agrícolas e veículos off-road. Com mais de 7.000 funcionários, possui fábricas em Cruzeiro-SP, Contagem-MG e Sete Lagoas-MG no Brasil, Córdoba na Argentina, Canelones no Uruguai e Castaños no México.

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