Vitrine Expomafe: Simpósio internacional da VDI-Brasil debate avanços das soluções Smart e seus impactos na indústria

Durante o 10 de Maio acontecerá a 7ª edição do Simpósio Internacional de Excelência em Produção em São Paulo, organizado pela VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha) que tem como tema: “Soluções Smart para a Indústria”.

Composto por palestrantes e executivos de grandes empresas nacionais e internacionais, o evento tem como propósito discutir a aplicação de soluções Smart em grandes indústrias, além de difundir inovações tecnológicas entre PMEs, que têm maior dificuldade em adotar novas práticas em suas linhas produtivas.

Uma pesquisa feita pela CNI em 2016, sugere que, ao menos em parte, a baixa adesão às soluções Smart por PMEs se deve à falta de conhecimento sobre o assunto. Uma lista com dez opções de tecnologias digitais foi apresentada a executivos de empresas de pequeno e médio porte, e 57% dos entrevistados não conseguiram identificar qual teria o maior potencial para impulsionar a competitividade da indústria. Apenas 25% das empresas utilizam pelo menos uma das dez tecnologias citadas pela pesquisa. Entre as grandes, o percentual cresce para 63%.

Para o fundador da Peerdustry, plataforma de economia compartilhada para máquinas industriais, Bruno Gellert, essa baixa adesão das PMEs acontece por acharem que as tecnologias ainda não são parte da realidade delas.

“Fazemos um trabalho grande para mostrar que as soluções Smart estão mais próximas do que essas empresas imaginam. Queremos levar nossa solução para as PMEs, que hoje já representam 95% das indústrias no Brasil, e isso exige que essas empresas comecem a se abrir mais para novas propostas e inovações. As empresas de porte grande já estão conectadas no movimento mundial de inovação, já conhecem tudo”, explica Gellert.

Estas serão algumas das pautas debatidas durante o painel “Oportunidades para pequenas e médias empresas – no âmbito da manufatura inteligente” em que participarão, além do fundador da Peerdustry, Bruno Gellert, o diretor Industrial da Sabó, Ricardo Teixeira Avila e o presidente do IQA e gerente sênior de gerenciamento de fornecedores da Mercedes-Benz. Hans-Jürgen Klose, sócio da Conmoto Consulting Group, conduzirá o painel.

Já o painel “Soluções Smart para Competitividade” contará com apresentação de cases de grandes empresas como Robert Bosch, Siemens e Atlas Copco Brasil. O debate será moderado por Mauricio Muramoto, vice-presidente da VDI-Brasil.

 

Tendências Smart e os desafios de inovar

As soluções Smart estão avançando cada vez mais no Brasil e no mundo. Até 2020, a previsão é que empresas líderes do setor industrial mundial invistam pelo menos 5% da receita anual na digitalização de funções essenciais de suas empresas. Isso representaria um total de US$ 907 bilhões.

Para falar desse avanço e das novas tendências, o simpósio também conta com três palestras de keynotes renomados. A primeira será apresentada pelo Prof. Dr.-Ing Eckart Uhlmann, diretor do conceituado Instituto Fraunhofer IPK de Berlim, que trará um panorama das últimas tendências tecnológicas mundo afora. O segundo keynote, Rainer Brehm, vice-presidente Sênior da Divisão Process Industries and Drives da Siemens, destacará como um “Masterplan para digitalização” pode tornar essas tecnologias de ponta operacionais para empresas no Brasil.

Por fim, o keynote de encerramento, Flávio Pimentel, diretor de Internet das Coisas da CI&T, abordará, através da sua palestra “Novos desafios para empresas digitais”, a dimensão estratégica da digitalização industrial que pode vir a questionar muitos modelos de negócio tradicionais.

O encontro é resultado de uma parceria entre a VDI-Brasil, a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos) e a SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) e concentra executivos de alto nível além de atrair um público formado por engenheiros, empresários, presidentes e diretores de grandes empresas, representantes de entidades de classe, políticos, acadêmicos, imprensa e demais interessados na Engenharia, abrangendo cerca de 150 pessoas.

 

Confira a programação (sujeito a alteração):

10h00- Credenciamento

10h30 – Abertura por André Wulfhorst, Vice-presidente da VDI-Brasil e Gerente Sênior de Compras da Mercedes-Benz do Brasil e por José Velloso Dias Cardoso, Presidente Executivo da ABIMAQ

10h4 – Keynote Brasil: Cooperação de Pesquisa Aplicada em Digitalização Industrial Brasil-Alemanha pelo Prof. Dr. h. c. Dr.-Ing. Eckart Uhlmann, Instituto Fraunhofer (IPK) (tbc)

11h30 – Keynote Alemanha: Masterplan para digitalização por Rainer Brehm, Vice-presidente Sênior da Divisão Process Industries and Drives da Siemens

12h15 – Lunch Break

13h45 – Painel 1: Soluções Smart para Competitividade
– Moderador: Mauricio Muramoto, Sócio-diretor da MHMura e Vice-presidente da VDI-Brasil
– Debatedores: Pablo Fava, Gerente Executivo das áreas de Factory Automation e de Process Automation da Siemens; Leandro Escudeiro, Diretor de Negócios da Divisão Industrial da Atlas Copco Brasil e Jefferson Simoni, Gerente de TI da Robert Bosch

15h15 – Coffe Break

15h30 – Painel 2: Oportunidades para pequenas e médias empresas
– Moderador: Dr. Hans-Jürgen Klose, Sócio da Conmoto Consulting Group
– Debatedores: Ricardo Teixeira Avila, Diretor Industrial da Sabó; Ingo Pelikan, Gerente Sênior de Gerenciamento de Fornecedores da Mercedes-Benz e
Bruno Geller, Fundador da Peerdustry Manufatura Compartilhada

17h00 – Keynote de Encerramento: Novos desafios para empresas digitais por Flávio Pimentel, Diretor de Internet das Coisas do CI&T

17h30 – Encerramento

    Comente esta matéria do Portal

    Your email address will not be published.*