Prensas de forjamento com a tecnologia ServoDirect

Aplicada anteriormente na conformação de chapas metálicas, a tecnologia ServoDirect agora também é empregada em forjamentos

Desde a década de 60, prensas automatizadas com vários conceitos de acionamento são utilizadas para forjamentos. Já as prensas com a tecnologia ServoDirect tiveram a sua aplicação com sucesso primeiramente na conformação de chapas metálicas, mas agora esta tecnologia também está sendo empregada em forjamentos.

Com a tecnologia ServoDirect, o antigo motor trifásico de frequência controlada com velocidade constante é substituído por servomotores de torque flexíveis. As prensas não possuem mais um volante e também não há freio e embreagem. A principal vantagem da tecnologia de acionamento Servo é que a cinemática do martelo é livremente programável. Ao mesmo tempo, os elevados níveis de produtividade são possíveis em comparação com as prensas convencionais. Vantagens:

– Alta eficiência com níveis ótimos de produtividade;

– Melhor qualidade dos componentes, mesmo em peças com geometrias complexas;

– Grande flexibilidade devido ao ajuste dos movimentos do martelo;

– Melhor eficiência energética em comparação com prensas convencionais;

– Máxima confiabilidade do processo.

As soluções de sistemas da Schuler oferecem aos clientes em todo o mundo uma vantagem incontestável de qualidade em todas as faixas de temperatura:

– Sistemas para forjamento a quente;

– Sistemas para forjamento semiquente;

– Sistemas para forjamento a frio.

A Tecnologia ServoDirect permite a conformação de uma ampla gama de componentes, conforme mostra a Figura1.

Quente e Rápido: Prensas de Eixo Manivela com Tecnologia ServoDirect para Forjamento a Quente

Acionamento Direto

Em prensas de eixo manivela com tecnologia ServoDirect, vários torque motores atuam em um eixo principal através de um redutor planetário. Estes tipos de prensas são adequados para a operação com golpe individual, bem como forjamento em operação contínua.

O número de golpes e a velocidade de forjamento podem ser perfeitamente ajustáveis à peça. Os níveis de produção são elevados devido ao menor tempo da pressão de contato e correspondentemente a uma menor transferência de calor para as ferramentas. Vantagens:

– Configuração rígida com três mancais de apoio para o eixo manivela;

– Curto tempo de pressão de contato e baixa transmissão de calor;

– Operação em golpe individual livre de desgaste é possível;

– De uma estação para outra as peças são transferidas com velocidade mínima.

Curso Longo: Prensas com a Tecnologia ServoDirect para Forjamento a Frio e Semiquente

Sistema de Produção Flexível

Este tipo de prensa é, particularmente, adequada para componentes com uma forma alongada, que tem elevada necessidade de energia devido ao longo curso para o forjamento. A combinação do acionamento articulado ou excêntrico e da tecnologia ServoDirect permite o aumento da produtividade, pois a cinemática do martelo pode ser perfeitamente otimizada para a automação. Vantagens:

– Acionamento articulado ou excêntrico com servomotores;

– Tempo de manuseio otimizado para peças longas;

– Possibilidade de partida/parada da operação;

– Ajustes de ferramentas com velocidade reduzida.

Forjamento em Dois Níveis: Recalcadora com Tecnologia ServoDirect para Forjamento a Quente

Produção Máxima

A recalcadora com tecnologia ServoDirect permite uma produção máxima e torna possível a otimização dos parâmetros de forjamento para o material no processo de forjamento. A recalcadora é operada com dois servomotores separados. Ao mesmo tempo, os movimentos dos martelos de travamento e de recalcamento podem ser ajustados, independentemente um do outro. Isto oferece a vantagem de se adaptar a flexibilidade da cinemática de movimentos para o processo de forjamento. Além disso, menores tempos de pressão e contato podem ser alcançados na sequência do trabalho de travamento e recalcamento. Vantagens:

– Movimentos independentes dos martelos de travamento e recalcamento devido aos dois acionamentos servo;

– Alta taxa de produtividade;

– Dupla proteção contra sobrecarga com limitação da força e do torque;

– Eficiência energética;

– Componentes complexos.

Forjamento de Arame: FormMaster com Tecnologia ServoDirect para Forjamento a Frio

Condições de Produção Ideal

O acionamento servo permite que o movimento do martelo do equipamento de forjar arame horizontalmente, FormMaster, seja especificamente influenciado. Mesmo com uma gama muito variada de peças, é possível adaptar excelentemente a cinemática às necessidades do processo de forjamento.

Seja para alcançar as melhores condições para a transferência de peças longas ou para definir uma velocidade de forjamento ideal que seja favorável no que diz respeito ao desgaste da ferramenta e à qualidade das peças, com peças críticas de extrusão: tudo isso pode ser feito até mesmo com altas taxas de produção. Vantagens:

– Posição ideal de trabalho ergonômico;

– Transfer NC confiável com parâmetros de transferência ajustáveis;

– Velocidade de forjamento ajustável para forjados críticos;

– Alimentação Servo do arame para alta flexibilidade e precisão.

Tecnologia Servo: Pronta para Conquistar o Mundo das

Forjarias

Graças à tecnologia servo, a cinemática do martelo da prensa agora pode ser livremente programada enquanto a máquina está em funcionamento, praticamente qualquer movimento é possível. Por exemplo, o acionamento servo pode retardar o martelo durante a transferência da peça para que se tenha um maior tempo para o resfriamento da ferramenta. Para o processo de conformação subsequente, isto pode ser acelerado novamente para reduzir o tempo da pressão de contato. Além disso, a velocidade de conformação pode ser também perfeitamente adaptada ao material e à geometria da peça. Como resultado, temos tempos de ciclo mais curtos e melhores desempenhos de produção, bem como uma longa vida útil da ferramenta e um aumento da qualidade da peça.

 

    Comente esta matéria do Portal

    Your email address will not be published.*