mapas com as parceiras da Sixpro pelo mundo

FRAUNHOFER-Alemanha e SIXPRO estabelecem parceria

A FRAUNHOFER IWU (Instituto para Máquinas Ferramenta e Tecnologia de Conformação) desenvolve tecnologias aplicadas à indústria, dispondo de 72 institutos/unidades, com mais de 26.600 funcionários e um orçamento anual de 2,5 bilhões de euros. Em sua maioria, o orçamento anual é proveniente de contratos com a indústria e desenvolvimentos fomentados pelo governo.

No tocante à área metalmecânica, a aplicação de processos inovadores representa uma contribuição potencial na solução dos desafios atuais. O aumento na eficiência do produto em serviço, a otimização do processo e a redução de recursos utilizados na manufatura são exemplos desses desafios, como explica o Dr.-Ing. Andreas Sterzing: “The application of innovative processes of forming technology for product manufacturing offers the potential to make a contribution to solving today’s challenges. On the one hand, this can have a positive influence on the efficiency of product operation. One example of this is the consistent application of forming-based lightweight design strategies that have a positive effect on the fuel and energy requirements of vehicles, respectively. On the other hand, it is also possible to increase the efficiency in product manufacturing by reducing the use of resources (e. g. material, energy). Potential strategies are the substitution of machining processes by forming operations or the shortening of process chains.” [tradução: “A aplicação de processos inovadores na tecnologia da conformação para produtos manufaturados potencializa a contribuição na solução dos desafios atuais. Por um lado, significa uma influência positiva na eficiência do produto em sua aplicação. Um exemplo disso é a aplicação consistente de estratégias de design de redução de peso em peças conformadas, o que resulta em efeitos positivos nas especificações de veiculares em relação ao consumo de combustível e energia. Por outro lado, é possível também aumentar a eficiência na fabricação do produto através da redução no uso de recursos (como material e energia). Algumas estratégias de potencial são a substituição de processos de usinagem por operações de conformação ou a redução de quantidade de operações no processo.”]

No Brasil, a FRAUNHOFER IWU vislumbrou a SIXPRO como uma empresa bem-organizada, comprometida com seus clientes e com conhecimentos técnicos apropriados e capazes de gerar inovação para o desenvolvimento da indústria. Assim, enxerga na parceria uma oportunidade: “The cooperation with SIXPRO, which is targeted towards these future-oriented topics, offers us as FRAUNHOFER IWU the opportunity to expand our research network on the one hand”, informou o Dr.-Ing. Andreas Sterzing e completou: “on the other hand, we see the possibility of building strategic partnerships with Brazilian companies together with SIXPRO, based on joint project initiatives, also taking into account the specific regional challenges in Brazil”. [tradução: “A cooperação com a SIXPRO, que objetiva abordar os assuntos já mencionados, proporciona a nós como FRAUNHOFER IWU a oportunidade de expandir nossa rede de pesquisa por um lado, enquanto que por outro lado possibilita a construção de parcerias estratégicas com empresas brasileiras junto com a SIXPRO, com base em projetos conjuntos, abordando desafios específicos e regionais no Brasil.”] Com isso, abrem-se as portas para expandir essa iniciativa e incluir empresas brasileiras e suas linhas de produção como parte desse projeto internacional.

“Essa parceria é capaz de reunir ainda mais força na atuação da SIXPRO no mercado brasileiro, uma vez que a SIXPRO já tem realizado a modificação de processos de conformação mecânica, como o forjamento e a estampagem, e de tratamentos térmicos com o objetivo de reduzir custos, otimizar processos de manufatura e aumentar a efetividade dos produtos em suas aplicações”, comentou o Consultor Técnico da SIXPRO, o Dr. Alisson Duarte (também Professor em Engenharia).

Os projetos em parceria variam desde a abordagem de processos de uma única peça até a inclusão de toda uma cadeia de fornecimento. Por exemplo, o fluxograma apresentado na Fig. 1 mostra uma simplificação da cadeia de fornecimento de ferramentas e peças estampadas, no qual busca-se eliminar ou reduzir alguns estágios com o objetivo de se reduzir os custos, tempo de entrega e retrabalhos.

Fig. 1 – Projeto em elaboração relativo ao setor de estampagem/ferramentaria.

 

Independentemente do processo abordado, é sempre possível repensar e redesenhar a rota de fabricação, mantendo ou melhorando a qualidade da peça, além de reduzir os seus custos. Por vezes, é possível reduzir ou eliminar refugos e retrabalhos, reduzir a quantidade de operações e a quantidade de matéria prima. Outra demanda comum é a modificação de materiais com o objetivo de reduzir peso, mantendo ou melhorando a eficiência dos produtos. Para tal, é imprescindível uma adequação do design do produto e do processo com foco na manufatura. Para tudo isso, a simulação computacional é essencial, como exemplificado na Fig. 2.

Fig. 2 – Exemplos de processos abordados: (a) estampagem, (b) forjamento, (c) extrusão e (d) tratamento térmico.

 

Atualmente, a SIXPRO possui parceiros estratégicos, como mostrado na Fig. 3. Cada parceiro possui um papel importante na missão de fazer com que a indústria brasileira se torne mais competitiva, gerando tecnologia, redução de custos, agregando valor, fomentando a economia e gerando empregos. Além disso, a SIXPRO atua não somente no ramo automotivo, mas tem realizado projetos com a indústria como um todo, o que configura um interesse mútuo: “The possibility of expanding our activities to other market segments (e.g. heavy industry, oil industry) is also an interesting aspect” (Dr.-Ing. Andreas Sterzing). [tradução: “A possibilidade de expandir nossas atividades para outros segmentos do mercado (como a indústria de pesados e a indústria de óleo) é também um aspecto de interesse.”]

Fig. 3 – Parcerias estratégicas da SIXPRO com foco no fornecimento de tecnologia e inovação.

    Comente esta matéria do Portal

    Your email address will not be published.*